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Histórico

HISTÓRICO DO 11º CENTRO DE TELEMÁTICA

 

Em 23 de agosto de 1915, pelo Aviso Ministerial nº 1243 (BE nº 446, de 25 de agosto de 1915), o Sr Gen Div José Caetano de Faria, então Ministro da Guerra, criava o Serviço Rádiotelegráfico do Exército, marcando o início das comunicações estratégicas do Exército Brasileiro.

Na segunda metade da década de 1920 ocorreu a primeira ampliação do Serviço Rádiotelegráfico e no dia 3 de agosto de 1926 foi criada a Estação Radiotelegráfica PR-1, anexa ao Quartel General Regional/5, em Curitiba, tendo como 1º Chefe o Sr 2º Ten NEUDO DA SILVA PEREIRA LEAL.

Em 1967, já com todas as Estações das Organizações Militares subordinadas ao Quartel General da 5ª Região Militar ligadas diretamente à Central Rádio PR/1, recebeu a denominação de Seção do Serviço Rádio do Ministério do Exército/5 (SRMEx/5).

Já na década de 1990, o então SRMEx/5 realizou importante passo rumo à modernidade, procurando adaptar-se às exigências tecnológicas e de qualidade da Força Terrestre, implantando, em 1996, o Sistema de Gerenciamento de Mensagens LANE. O referido sistema substituiu, assim, os teleimpressores por computadores, bem como adotou o sistema PACRATT, dotado de transceptores com a possibilidade de comunicação de voz e dados e utilização de caixas postais, entre outros.

O Exército Brasileiro, inspirando-se em moderna doutrina resolveu transformar, por meio da Portaria Ministerial nº140, de 14 Mar 1997 (BE nº 12, de 21 de março de 1997), a SRMEx/5, a partir de 1º Jul 1997, no 11º Centro de Comunicações (11º CCom), subordinado ao 1º Centro de Comunicações e Telemática de Área (1º CCTA), em Porto Alegre/RS, e vinculado administrativamente ao então Comando da 5ª RM/5ª DE. Esta data, de acordo com a Portaria nº 059-SGEx, de 29 Jul 2002 (BE nº 31, de 2 Ago 2002), passou a marcar definitivamente o aniversário de criação da nova Organização Militar (OM).

Por ocasião da emissão das Portarias nº 131 e 132, de 13 Mar 1998 (BE nº 14, de 3 Abr 1998), foi alterada a denominação do 11º CCom para 11º Centro de Telemática (11º CT). Entretanto, antes da adoção da nova denominação, inicialmente foram formados, por meio da Portaria nº 012-RES, de 15 Out 1998 (BRE nº 10, de 30 Out 1998), os Núcleos de Centros de Telemática (Nu CT) mantendo, contudo, suas atuais características e missões.

Em 1999, por meio da Portaria Ministerial nº 264, de 13 de maio de 1999, que aprova as Normas para a preservação das organizações militares do Exército Brasileiro (BE 21, de 28 de maio de 1999), foi concedida a denominação histórica de 11º CT (11º CCom/1997), Centro General Tourinho, em homenagem ao General Plínio Franscisco Pereira Tourinho, antigo Chefe da SSRMEx/5.

Em 31 de março de 2001, por intermédio da Portaria nº 120, de 23 Mar 2001 (BE nº 14, de 6 Abr 2001), agora sob outro enfoque institucional, foi ativado o 11º Centro de Telemática (11º CT), como órgão de execução do CITEx, ao qual permanece diretamente subordinado, sendo vinculado, para fins administrativos, ao Cmdo 5ª RM.

Finalmente, em 22 de fevereiro de 2016, a Portaria nº 09-SEF, de 22 Fev 2016 (BE nº 8, de 26 Fev 2016) desvincula administrativamente o 11º Centro de Telemática da 5ª Região Militar, vinculando-o administrativamente à Base de Administração e Apoio da 5ª Divisão de Exército.

O 11º CT tem como missão original proporcionar, nos estados do Paraná e de Santa Catarina, as bases física e lógica para o funcionamento dos sistemas de interesse do Sistema Estratégico de Comando e Controle do Exército (SC2Ex), sua integração ao Sistema de Comando e Controle da Força Terrestre (SC2FTer) e ao Sistema Militar de Comando e Controle (SISMC2), bem como explorar, manter e realizar o gerenciamento técnico do Sistema Estratégico de Comunicações do Exército, proporcionando o adequado nível de segurança da informação.

Como ações características da missão, dentre outras, realiza:

        • gerência do enlace da rede de dados (EBNet);

        • gerência dos serviços de rede e segurança da informação;

        • hospedagem de aplicativos e de páginas;

        • apoio de manutenção às centrais telefônicas;

        • apoio nos projetos de rede de dados e telefonia; e

        • emissão de pareceres técnicos de TI.

Desta forma, o 11º CT reverencia seu passado e se atualiza para o futuro a fim de cumprir as missões que lhe competem e são atribuídas no âmbito da 5ª DE e da 5ª RM.

Em sua nobre missão, sempre ao Braço Forte e à Mão Amiga, segue com sucesso interligando os Sistemas Tático e Estratégico de Comunicações do Exército Brasileiro, tendo como premissa o lema "SEMPRE SERVIR".

 

 

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